(11) 2232-4599 / (11) 3855-4599 contato@axialrolamentos.com.br

Como você bem sabe, existem vários tipos de rolamentos, inclusive aqui na Axial temos um portfólio com ampla variedade de modelos para qualquer maquinário. Confira neste artigo, sobre rolamento axial.

Seus usos e funções vão depender de algumas variáveis de cada equipamento e atividade empregada. Carga mínima, temperatura e rotações por minutos, são algumas das circunstâncias que definem quais tipos de rolamentos serão mais adequados para o melhor desempenho.

E hoje, vamos apresentar um pouco mais sobre o rolamento axial. Vamos conhecer alguns usos e funções comum a esse tipo de peça.

Boa leitura!

Funções e usos comum do rolamento axial

Esse tipo de rolamento como o nome sugere, é adequado para receber cargas axiais, que são cargas de atuam ao longo de um eixo central. Os rolamentos nesse caso servem para manter o eixo fixo na direção correta, diminuindo o desgaste da peça dissipando o impacto de cada rotação.

Rolamento AxialExistem alguns tipos de rolamentos axiais específicos para algumas funções:

  • Esferas de escora simples:

    É uma peça com dois anéis em configuração de arruela, sendo o que fica em contado direto com o eixo chamado de anel interno, e o de fora, obviamente, anel externo. Esses anéis formam a gaiola que comprimem as esferas, que são de aço ou latão, variando em função do diâmetro e carga mínima. Suporta cargas axiais em apenas uma direção.

  • Esfera de escora dupla:

    Semelhante ao anterior, esse rolamento possui um segundo conjunto de gaiolas completa com esferas e anéis, e pode ser montado em várias partes separadas. A grande vantagem desse tipo, é que suporta cargas axiais em ambos os sentidos.

  • Auto compensador de rolos:

    São rolamentos com gaiolas prensadas de aço, usinadas e latão. Como o nome sugere, a disposição dos rolos ficam obliquas a superfície de rolagem, de forma a transmitir a carga recebida entre as pista. Isso permite que o eixo aguente cargas axiais mais altas e ainda cargas radiais moderadas. A grande vantagem dessa peça são seus rolos de auto alinhamento que permitem uma maior longevidade da peça e do eixo.

  • Esferas de contato angular:

    Estes tipos de rolamentos de escora dupla são rolamentos de enorme precisão, tendo a sua especialidade para projetos para fusos de máquinas-ferramentas, sendo possível suportar a carga axial nos dois sentidos.
    Sendo comparado aos rolamentos axiais de esferas, contendo esferas de diâmetros menores e em um menor número, obtendo um ângulo de contato de 60 graus.

  • Agulhas:

    A principal característica desse tipo de rolamento axial, é que sua produção pode ser em plástico ou metal, com um rolo de agulhas invés de esferas, isso proporciona a absorção de cargas axiais elevadas, porém em uma única direção. Devido sua composição, ocupam um menor espaço axial, o que restringe um pouco sua utilização

Onde encontrar?

Esses são apenas alguns tipos mais comuns de rolamentos axiais disponíveis no mercado, cada projeto pode demandar alguma especificidade, por isso é importante buscar uma consultoria para entender qual peça se encaixa melhor no contexto.

Porém se o caso for a reposição de algum rolamento, busque peças em empresas especializadas, com profissionais que possam te apontar de forma assertiva qual rolamento vai atender sua necessidade.

Aqui na Axial Rolamentos temos uma 29 anos experiência no mercado, e um portfólio em constante crescimento, para oferecer variedade e principalmente qualidade.

Temos não só os rolamentos axiais citados aqui, como rolamentos radiais, mancais e uma infinidade de peça para manter o maquinário da sua empresa sempre em constante rotação.

Confira mais alguns de nossos produtos, e entre em contato, temos um especialista de prontidão para tirar todas suas dúvidas.

Alguns produtos da nossa linha:

Temos várias marcas para melhor atendê-los.

Em caso de dúvidas sobre qual mancal ou rolamento é mais adequado para o seu projeto, conheça nossa consultoria especializada em rolamentos e mancais.