(11) 2232-4599 / (11) 3855-4599 [email protected]
Qual a diferença entre o rolamento radial e axial

Qual a diferença entre o rolamento radial e axial

Talvez a principal forma de classificar os rolamentos é comparando a direção da carga que ele suporta, assim, já dividimos eles nos grupos de rolamento axial e rolamento radial.

Mas, o que isso significa na prática?

Primeiro, o rolamento é um componente de máquina, que permite aos eixos um giro de pouco de atrito, e isso só acontece por conta dos elementos rolantes ali presentes.No entanto, quase sempre é submetido a cargas e esforços, portanto, saber qual carga exerce sobre eles, permite dimensioná-lo da maneira correta.
Então, vamos ver mais sobre as principais diferenças entre os rolamentos axiais e radiais no artigo de hoje para te ajudar a entender qual o modelo mais adequado para o tipo de maquinário da sua operação.

Boa leitura.

Qual a diferença entre rolamento axial e radial?

Começando pelo rolamento radial que é projetado para aguentar cargas que exercem força na direção perpendicular ao eixo, ou seja, na direção do raio.
Na carga radial ocorre exatamente isso, força paralela ao raio ou perpendicular ao eixo.
Enquanto isso no rolamento axial, a carga é exercida na mesma direção do eixo, e também é chamada de carga axial ou carga de impulso.
Sendo assim, uma carga axial cria força paralela ao eixo ou perpendicular ao raio.

 

Conheça nosso portfólio de mancais de rolamento:

Aqui na Axial Rolamentos e Mancais, temos uma vasta gama de mancais de rolamento de aço inox e outros produtos que atendem vários setores que utilizam desde maquinário pesado até motores mais leves.

Confira alguns produtos da nossa linha:

Temos várias marcas para melhor atendê-los.

Em caso de dúvidas sobre qual mancal é mais adequado para o seu projeto, conheça nossa consultoria especializada em rolamentos e mancais.

Últimas Postagens