(11) 2232-4599 / (11) 3855-4599 contato@axialrolamentos.com.br

Existem dois tipos principais de mancais, os de deslizamento e os de rolamento, todos com a função de ser um facilitador ao giro do eixo. No caso dos mancais de rolamento, quando bem utilizados, pode oferecer muito mais performance ao seu maquinário.

Além de facilitar o giro do eixo, em vários casos pode garantir uma durabilidade maior do eixo e um custo menor com manutenção.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar um pouco sobre os rolamentos para mancal, e como podem potencializar o funcionamento do seu maquinário.

Boa leitura.

Tipos de rolamentos

Existem vários tipos de rolamento para mancal, e cada um deles atende uma especificidade de cada equipamento. Conhecendo o rolamento adequado para cada função, você pode obter maiores benefícios para sua produção.

Confira alguns tipos de rolamentos:

  • Rígido de esferas;
  • De esferas de contato angular;
  • Axial de Esferas;
  • De rolos cilíndricos;
  • De rolos cônicos;
  • De agulhas;
  • Auto compensador de rolos/esferas.

 

São 7 tipos de rolamentos, dos quais explicamos bem mais a fundo em um outro artigo, porém, vamos resumir um pouco aqui também.

Os rolamentos de esfera rígida, são adequados para máquinas de baixo torque e alta carga, pois sua rigidez não permite desalinhamento do eixo. Já os de contato angular, conseguem se adaptar a variação de carga e se dão bem com altas rotações, enquanto o rolamento axial de esfera é ainda mais robusto que o rígido, porém a disposição da gaiola permite um movimento mais livre do eixo.

Já o rolamento de rolos cilíndricos, consegue suportar cargas maiores, com mais performance de rotação, e ainda é de fácil montagem e desmontagem, o que agiliza eventuais manutenções. Os de rolos cônicos, se aproveitam do formato para acomodar variados tamanhos de carga, e funcionam melhor se usados aos pares para manter o equilíbrio. Por fim, o rolamento de agulhas é indicado para maquinários bem pesados, que trabalham com rotações mais baixas, pois a área de contado dos rolos é menor, e isso o permite suportar um grande peso sem ceder.

Por último, o rolamento auto compensador também usa esferas, mas nesse caso, a disposição dos componentes é diferente, com uma curvatura no trilho, o que permite que ocorram auto correções ao longo do funcionamento, para manter a alta performance do maquinário.

Rolamento para mancal é na Axial

Independente de qual seja o seu projeto, aqui na Axial temos uma gama enorme de rolamentos para mancais, e com certeza um deles será ideal para você.

Contamos também com consultoria especializada, que vai buscar entender exatamente as necessidades de produção do seu maquinário e assim indicar qual rolamento trará mais benefícios.

Dessa forma você sai com um produto de alta qualidade e com as diretrizes de como extrair o melhor da peça no seu uso.

Conheça nossa linha completa de rolamentos e tire suas dúvidas com a nossa equipe.

Confira também mais produtos da nossa empresa:

Temos várias marcas para melhor atendê-los.

Em caso de dúvidas sobre qual mancal ou rolamento é mais adequado para o seu projeto, conheça nossa consultoria especializada em rolamentos e mancais.