skip to Main Content
Atendimento via Telefone:
(11) 3855-4599
Atendimento via Telefone:
(11) 2232-4599

Mancal flange no Butantã SP

Mancal flange no Butantã

O Mancal flange no Butantã é um mancal completo da série compacta, que apresenta alta performance e economia de espaço. O Mancal flange tem fixação por colar excêntrico e o mancal tem marcas centrais para facilitar o posicionamento, tornando o processo de montagem mais rápido e preciso. O modelo do mancal Mancal flange é o modelo do rolamento é o: U004+ER. O rolamento é vedado, de forma a protegê-lo de impurezas, e é fabricado em aço cromo. Segundo, ANDRADE JÚNIOR (1994), Mancal flange é definido como um dispositivo fixo fechado, sobre o qual é apoiado um eixo. Sua função é comportar um eixo, e existem duas formas principais empregadas para esse propósito: o Mancal UFL 004 para indústria química, na qual há uma bucha de material macio entre a base do Mancal flange e o eixo, tratando-se de uma solução para baixas rotações; e o mancal de rolamento, adequado para maiores rotações.  

Os mancais são de grande relevância para o perfeito funcionamento das máquinas, caso ocorram falhas nos mancais grandes prejuízos podem ser percebidos na produção. Existem dois tipos de

Tipos Mancal flange

A função do Mancal flange é servir de apoio para eixos girantes. Estes mancais estão sujeitos às forças de atrito devido a rotação do eixo, ou seja, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal. Os Mancal flange são constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita o superaquecimento dos equipamentos expostos ao atrito. São simples de montar e desmontar. A vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada seguindo alguns parâmetros: os materiais necessitam ser muito bem escolhidos e apropriados a partir do desenvolvimento do projeto de fabricação. O projeto de fabricação deverá prever os modos para os trabalhos de manutenção, conservação, limpeza, lubrificação, alinhamento e reposição, mas no caso de possíveis danos faz-se importante consider as principais funções dos mancais de deslizamento, que são: apoiar e guiar os eixos.

Abaixo figura de um mancal de deslizamento:

Mancal flange

Este tipo de mancal é utilizado quando é necessário maior velocidade e menor atrito. Quando o eixo gira dentro do furo é produzido o atrito denominado de escorregamento. Para reduzir esse atrito utiliza-se o rolamento: que é um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Eles limitam as perdas de energia produzidas pelo atrito. O comportamento do mancal de rolamento pode ser verificado através do tato e da audição. No entanto, para fazer a avaliação do processo de giro, é necessário girar o rolamento lentamente através do tato, isso permite constatar se o movimento está tendo dificuldades para girar ou não. Já na avaliação pela audição é necessário que o rolamento gire através de rotações reduzidas, levando em consideração o ruído emitido que se classificam como: raspantes, estrepitoso ou metálico; se isto ocorrer é porque as pistas estão sujas, descascadas, com folgas ou com falta de lubrificação. O mancal de rolamento é constituído de dois anéis concêntricos e entre esse anéis são colocados elementos rolantes como:

 

Esfera, Rolete e Agulha.

As figuras abaixo representam os três tipos de mancais : esfera, rolete e agulha:

 

Mancal de Esferas

Mancal de rolamento esfera é apropriado para rotações mais elevadas. A transmissão do anel com a esfera é precisa e desse modo a lubrificação é essencial, pois as esferas fazem seu movimento em um único caminho entre os anéis, permitindo o livre movimento do eixo.

 

 

Mancal de Roletes

São elementos de máquinas com o formato de rolos cônicos, cilíndricos ou barriletes espalhados por todo centro entre os dois anéis como as esferas, mas somente permitem que os rolos fiquem fixos e utilizados quando se precisa de velocidades menores e cargas maiores.

 

 

Mancal de Agulha

Os corpos rolantes que estão entre os anéis são de pequenos diâmetros de no máximo 5mm e comprimento 3 a 10 vezes maior que o diâmetro. Estes são utilizados para mecanismos oscilantes em razão dos rolamentos de agulha terem alta rigidez, onde o espaço radial é limitado e a carga não é constante.

 

 

 

Vida útil do Mancal flange

Para escolher o material e adotar o tamanho do mancal, são utilizadas as tabelas práticas, como a tabela acima para maior desempenho do mancal a ser empregado. Funcionamento perfeito de um mancal: Para que a funcionalidade do mancal seja perfeita é necessário seguir todas as recomendações do fabricante, fazer a manutenção periódica e verificar sempre se há pequenos danos, para que assim providências preventivas sejam tomadas.

 

Back To Top