(11) 2232-4599 / (11) 3855-4599 contato@axialrolamentos.com.br

O mancal de rolamento é peça fundamental no nosso dia-a-dia mesmo que não percebamos. Todo o tipo de máquina seja de movimento mecânico, elétrico, hidráulico e afins, que possua um eixo rotacional, utiliza um desses.

E não é de hoje, há muito tempo os mancais estão presentes, como por exemplo na agricultura, nos moedores de cana de açúcar e café.

Agora, vamos ver algumas características dessa peça e como ela funciona.

Importância de utilizar o Mancal de Rolamento adequado

Existem vários tipos de mancais de rolamentos, e cada um deles é adequado para uma função específica, vamos a eles:

  • Mancal de Rolamento de Esfera
  • Mancal de Rolamento de Rolo
  • Mancal de Rolamento de Agulha
  • Rolamento Axial
  • Rolamentos Radial
  • Rolamentos Misto

Além do mancal de rolamento, existe o de deslizamento, que possuem apenas uma bucha entre o eixo e a peça, é recomendado para máquinas pesadas e de baixa rotação.

Porém, os mancais de rolamento, como o nome sugere, utilizam um rolamento entre o eixo e a peça, facilitando as rotações, diminuindo o atrito e a necessidade de lubrificação constante.

As principais diferenças entre os tipos de rolamento, é que os de esfera são adequados para máquinas com rotações em altas velocidades, pois funcionam de forma a permitir que o eixo gire mais facilmente com bem menos atrito.

Os mancais de rolamento de rolo e de agulha são para rotações em velocidade média e baixa, respectivamente e aguentam maiores cargas.

O mancal de rolamento axial, serve para impedir que o eixo se movimente de forma perpendicular a peça, ou seja, na horizontal. O radial impede que o eixo se mova no sentido vertical, para cima e para baixo. O misto exerce ambas funções, indicado para eixos que não possam se mover de forma alguma, pois é usado em trabalhos de maior precisão.

Mancal em Inox

Mancal em Inox

As vantagens de utilizar Mancal de Rolamento

Vamos entender o como funciona o mancal de rolamento e os benefícios de utiliza-los em seu maquinário.

  • Menos atrito e aquecimento da peça

O eixo gira no mancal de forma mais livre e consegue suportar maiores cargas antes do começar a apresentar qualquer desgaste

  • Baixa exigência de lubrificação

Menos atrito, significa menos uso de óleos lubrificantes, pois o eixo gira no mancal de rolamento com muito mais facilidade

  • Intercambiabilidade internacional

Existem uma infinidade de rolamentos no merca o que torna eventuais substituições mais simples, uma vez que se encontra facilmente uma peça que sirva ao projeto, seja no Brasil ou no exterior. E a troca de rolamento é bem mais rápida e fácil do que substituir a peça inteira.

  • Elimina o desgaste no eixo

A diminuição do atrito e o fato de não haver contato direto entre o eixo e o mancal, faz com que a peça fique livre de desgastes, necessitando apenas a troca do rolamento e a manutenção periódica do mancal.

Recomendamos sempre o uso de peças de qualidades, pois isso vai fazer toda a diferença na vida útil do seu maquinário.

Procure mancais de rolamento que tenham certificações de qualidade e garantias para que seu maquinário não sofra com paralizações devido à defeitos nas peças.

Portfolio com variedade e qualidade, muito além do Mancal de Rolamento

Aqui na Axial Rolamentos e Mancais, temos com uma vasta gama de mancais de rolamento e outros produtos que atendem vários setores que utilizam desde maquinário pesado até motores mais leves.

Confira alguns produtos da nossa linha:

Temos várias marcas para melhor atendê-los.

Em caso de dúvidas sobre qual mancal é mais adequado para o seu projeto, conheça nossa consultoria especializada em rolamentos e mancais.