skip to Main Content
Atendimento via Telefone:
(11) 2232-4599

Os rolamentos utilizam de rolos cilíndricos (rolamento de agulhas ou de rolos) ou esferas (o rolamento de esferas). Esses objetos são todos contidos por anéis que facilitam o movimento com pouca resistência ao deslizamento dos anéis, os rolamentos de esferas, são o tipo mais comum, e podem se encaixar radiais e axiais.

No entanto, os mancais para elementos rolantes são sujeitos a modos de falha, quando a pista do rolamento é deformada pelo objeto rolante por conta da carga ou as esferas se deformam se são sobrecarregadas, chamamos esse ocorrido de brinelling. Devido as repetitivas cargas em condições estáticas e pouca lubrificação com movimentos oscilatórios. Projetado para cargas mais pesadas, os rolamentos de rolos possuem maior contato com as pistas, espalhando a carga sobre uma área maior, no entanto,não é adequado para aplicações que envolvam cargas axiais, esse ocorrido chamamos de falso brinelling.

Um rolamento tem como compostos gerais, um anel interno, um anel externo, corpos rolantes e uma gaiola. Podemos utilizar como corpos colantes: agulhas, rolos cônicos, rolos cilíndricos e esferas, etc…
As principais funções das gaiolas são as de guiar os corpos rolantes, impedir que eles se toquem,  mantendo uma distância uniforme. Nos rolamentos auto compensadores e nos rolamentos de agulha, a gaiola mantêm os eixos em sua posição correta, quando os rolamentos são desmontáveis, a gaiola mantém os corpos rolantes juntos facilitando a montagem, no caso de aplicações especiais também pode ser usados rolamento de esfera, de rolo, e de agulhas.

Back To Top